Logotipo Engetax

Escada Rolante 1

Presente em shoppings, lojas comerciais com mais de 2 andares, aeroportos, rodoviárias, estações de metrô, entre outros locais, a escada rolante é um meio de transporte muito útil e comum em nossas vidas, podendo transportar pessoas de até 300 kg e movimentar algo em torno de 10 mil pessoas por hora, superando os elevadores.

Mas como ela funciona?

A estrutura da escada rolante é metálica e recebe o nome de treliça. Ela é responsável por suportar todo o peso e geralmente é fechado nas laterais, cobrindo os mecanismos internos.

O seu funcionamento depende de um motor elétrico, geralmente de 100 cavalos de força, que vem munido de um freio, utilizado ao se desligar o equipamento. Este motor ativa um tipo de corrente rolante com degraus acoplados, realizando um contínuo movimento circular e movendo a escada de 27 a 55 metros por minuto. Ele ativa também o conjunto propulsor do corrimão, responsável por girar o útil e longo apoio de borracha.

Por meio do motor, os degraus percorrem o caminho que vai do início ao fim da escada e depois se curvam, fazendo o caminho inverso debaixo dela. Cada degrau possui dois conjuntos de rodas, nos quais um percorre o trilho guia e o outro fica acoplado na corrente de acionamento. Enquanto a engrenagem de cima é acionada diretamente pelo motor, a de baixo somente acompanha a primeira, deslizando ao longo do trilho e ajudando a movimentar a escada.

Pra que é utilizado o trilho guia?

O trilho guia é utilizado para equilibrar os degraus e mantê-los na posição correta. A distância que ele fica da corrente de acionamento é calculada, a fim de os degraus se mantenham na horizontal. No diagrama abaixo, você pode ver como a escada rolante faz isso.

Escada Rolante

Quem inventou a escada rolante?

A invenção dela é atribuída ao americano Jesse Reno, sendo que a primeira escada rolante foi instalada em 1895 e as pessoas a usavam para diversão, subindo e descendo o tempo todo. Ela tinha pouco mais de 2 metros de altura e as pessoas andavam nela sentadas, como em uma bicicleta.

Mais tarde, porém, por volta de 1901, o mecanismo desenvolvido inicialmente por Jesse Reno foi aperfeiçoado por Charles Seeberger, sendo similar ao que é utilizado em nossos dias. Este mecanismo aperfeiçoado foi apresentado na Feira Internacional de Paris e, de acordo com boatos, foi Seeberger que inventou o termo “escada rolante” (em inglês, escalator).

 

SAIBA MAIS SOBRE AS ESCADAS ROLANTES DA ENGETAX! CLIQUE AQUI

 

Fonte:

 

Assinatura Blog 2