O que garante a segurança dos elevadores? Bem, já enfatizamos muito sobre a importância da manutenção preventiva mensal e modernização dos elevadores, realizada por uma empresa certificada e especializada. E toda empresa certificada e especializada dá atenção a uma importante norma técnica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que é a NBR 15.597.

Do que se trata?

A NBR 15.597, de 19 de setembro de 2008, que recebeu uma segunda edição em julho de 2010, estabelece requisitos para reforçar a segurança dos elevadores elétricos de passageiros existentes e pode ser usada como orientação, a fim de que as empresas de manutenção informem os proprietários sobre os níveis de segurança de suas instalações.

Qual é seu objetivo?

Seu objetivo é igualar ou aproximar o padrão de segurança de elevadores antigos com os elevadores modernos, considerando que a tecnologia fica defasada ao longo do tempo e requer atualização. Assim, por modernizá-los, atendendo aos critérios da norma, evita-se acidentes relacionados às operações de manutenção e emergência e eleva-se a satisfação dos passageiros com o transporte vertical.

Quais itens são exigidos pela norma?

De acordo com site Síndico NET, a norma estabelece a necessidade dos seguintes itens:

  • Braile nos pavimentos e na cabina;
  • Luz de emergência;
  • Interfone ligado à portaria e à casa de máquinas;
  • Aviso sonoro informando o andar;
  • Nivelamento preciso da cabina nos andares;
  • Caixa de inspeção no topo da cabina;
  • Escada de acesso ao poço;
  • Placas de advertência e sinalizações nas portas de pavimento, principalmente quando o elevador estiver em manutenção e também aquelas de atenção para o usuário verificar se o elevador encontra-se no andar antes de entrar;
  • Guarda corpo (espaço cercado localizado no lado externo do teto do elevador para garantir a segurança do técnico durante a manutenção do equipamento);
  • Protetores de polia de tração e do limitador de velocidade.

Qual é a situação atual?

Muitos elevadores hoje precisam ser modernizados e adequados ao padrão de segurança estabelecido pela NBR 15.597. E a demanda por modernização é expressiva ao considerar que existem 500 mil elevadores no Brasil, sendo que 60% a 70% deles precisa ser modernizado, de acordo com os dados da Seciesp, fornecidos pela Revista Elevador Brasil.

Portanto, pergunte-se:

Os elevadores do meu edifício atendem aos critérios da NBR 15.597?
Eles são mesmo seguros?

FALE COM A ENGETAX! Ganhe uma inspeção técnica gratuita, descubra a real situação dos elevadores do seu edifício e ofereça mais segurança e conforto a todos!