Logotipo Engetax

building_street_night_rain_lightning_hd-wallpaper-60050

Tem chovido bastante, não é mesmo? Embora as chuvas sejam mais frequentes em algumas épocas do ano, o síndico deve estar sempre monitorando os equipamentos do condomínio, a fim de evitar problemas maiores. Entenda o que está envolvido no cuidado com os elevadores em períodos de chuva e se esta responsabilidade é apenas do síndico.

De acordo com o site Síndico NET, o principal problema que ocorre em períodos de chuva, especialmente tempestades, são as oscilações de energia em edifícios. Já ficou preso num elevador quando acaba a energia? Não é nada agradável. Mas não é apenas este problema que pode acontecer, conforme aponta o site. Afinal, a falta de energia é um problema ligado a fatores externos, não sendo culpa do síndico nem dos usuários. De fato, existem outros problemas, e estes são causados pelo mau uso do elevador.

É importante entender que o elevador contém componentes elétricos e eletrônicos que, se entrarem em contato com água, podem ser danificados. O que os usuários podem fazer para evitar danos ao equipamento e imprevistos em dias de chuva? Seguem algumas dicas:

  • Cuidado ao entrar com capas ou guarda-chuvas molhados. Sempre escorra a água destes objetos antes de entrar na cabina;
  • Não pressione a botoeira com as mãos molhadas. Seque-as antes;
  • Evite utilizar os elevadores em caso de oscilações de energia, especialmente se o condomínio não possuir um gerador.

O que fazer se acabar a energia e você ficar preso no elevador?

Para a sua própria segurança, mantenha a calma. NÃO TENTE SAIR SEM A PRESENÇA DE PROFISSIONAIS. Caso contrário, um acidente fatal pode acontecer. Portanto, a ação correta deve ser informar a portaria por meio do intercomunicador ou do botão de alarme e aguardar. O resgate será feito pelo Corpo de Bombeiros ou pelo técnico de manutenção.

Como o síndico e os demais funcionários devem agir em dias de chuva?

Seguem mais dicas importantes do site Síndico NET:

  • Oriente os usuários a não utilizar os elevadores com capas ou guarda-chuvas encharcados;
  • Em caso de oscilações de energia, se possível, desligue a chave geral do condomínio, a fim de evitar danos nos componentes eletrônicos;
  • Caso haja risco de inundação, os elevadores devem ser paralisados em andares altos, o que evitará que a água os atinja;
  • Verifique se as janelas da casa de máquinas estão fechadas corretamente e se não há nenhum vidro quebrado, já que a água das chuvas pode danificar componentes;
  • Assegure-se de que não há infiltração. Ela poderia comprometer os equipamentos;
  • Em caso de danos nos equipamentos, aja rápido. Acione imediatamente a empresa que realiza a manutenção técnica dos elevadores do condomínio.

Por último e não menos importante, certifique-se de contratar uma empresa de confiança para realizar a manutenção dos elevadores e para te dar suporte em situações de emergência.

A ENGETAX TEM 3 DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA na manutenção de elevadores de qualquer modelo, possuindo um corpo técnico qualificado e estoque de peças sobressalentes para equipamentos de qualquer marca, sendo uma das mais bem conceituadas empresas do setor.

Entre em contato conosco e conheça um serviço de manutenção de elevadores diferenciado, que fará do seu condomínio um lugar mais seguro e confortável. SAIBA MAIS clicando no link abaixo.

 

Assinatura Blog 2