Logotipo Engetax

 Curiosidades Sobre Elevadores

O mundo da verticalização é impressionante, não é mesmo? Ainda assim, existem muitos fatos que a maioria das pessoas desconhece. A ideia hoje é apresentar a você 10 curiosidades sobre elevadores que provavelmente você nunca tinha ouvido falar. Esperamos que goste.

 

(1)   O primeiro elevador de passageiros foi inaugurado por Elisha Graves Otis em 23 de março de 1857, numa loja de 5 andares em Nova York.

 

(2)   O primeiro elevador do Brasil foi instalado no Palácio das Laranjeiras, prédio oficial do governo do Rio de Janeiro, em 1906. Fazem apenas 110 anos.

 

(3)   Os primeiros elevadores a vapor demoravam cerca de 2 minutos para subir 8 andares. Atualmente, existem elevadores que sobem 100 andares em apenas 1 minuto.

 

(4)   Antes da invenção dos botões de controle, os elevadores precisavam de duas pessoas para funcionar;

 

(5)   O botão usado para fechar a porta dos elevadores modernos não faz nada, sendo apenas ativado em situações de emergência. Então, qual é o seu objetivo? Ele existe para dar uma impressão de controle ao passageiro;

 

(6)   Elevadores são 20 vezes mais seguros que escadas rolantes, tanto é que no mundo existem 20 vezes mais elevadores do que escadas rolantes, sendo que somente 1/3 dos acidentes acontecem neles;

 

(7)   Elevadores são muito mais seguros que carros. Calcula-se uma média de 26 pessoas que morrem por ano em elevadores, sendo a maioria técnicos. Em contraste, calcula-se uma média de 26 acidentes de carro por hora (são aproximadamente 227.760 vítimas fatais por ano);

 

(8)   As portas que ficam no teto da cabina dos elevadores costumam ser fechadas com parafusos por motivos de segurança. Por quê? Porque quando um elevador apresenta problemas técnicos e para, o lugar mais seguro é dentro dele. Isso evita atitudes precipitadas que poderiam resultar em acidentes fatais. O melhor é esperar o resgate por profissionais qualificados, como o corpo de bombeiros ou a equipe técnica da empresa responsável pela manutenção dos elevadores;

 

(9)   Pular dentro do elevador justamente no momento do impacto, durante uma suposta queda, é apenas um mito, pois nunca se saberia a hora certa de pular. Além disso, mesmo que se soubesse, não adiantaria. Por quê? Suponha que você e o elevador estejam caindo a 44,7 m/s. Quando você pula no elevador, ainda está a cerca de 44,7 m/s e atingiria o solo na mesma velocidade que o elevador. A melhor escolha, portanto, seria se deitar no chão, visto que isso o estabilizaria e distribuiria a força do impacto, evitando que alguma parte do seu corpo recebesse o maior impacto da colisão.

 

(10) Considerando as leis da física, elevadores atualmente não podem superar os 500 metros de altura, já que os cabos de aço ficariam tão pesados que não sustentariam o próprio peso.

 

ÚLTIMA CURIOSIDADE

 

VOCÊ SABIA que os acidentes mais comuns com elevadores estão associados ao “uso da chave de abertura emergencial de portas, por pessoas leigas, e posterior não travamento da porta, além do uso inadequado do equipamento, brincadeiras dentro da cabine e resgate inadequado de passageiros”?

Não permita que pessoas leigas manipulem os elevadores! Certifique-se de contratar empresa certificada para a manutenção preventiva mensal. Apenas uma equipe técnica especializada possui conhecimento perito para realizar manutenções e agir em situações de emergência nos elevadores.

FALE COM A ENGETAX ELEVADORES

 

Fonte:

 

Assinatura Blog 2